Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Programação Metabólica

    
   Nada mais é do que preparar o ambiente gestacional, e assim manter efeitos permanentes na estrutura, fisiologia e metabolismo do bebê e que alterações neste ambiente podem gerar consequências para toda a vida. O que muita gente não sabe é que muitas das principais doenças da idade adulta têm origem ainda na vida intrauterina. É durante toda a gravidez que a nossa história física e mental começa a ser construída.

   Exposição a substâncias tóxicas, estresse, alimentação inadequada e descontrole hormonal durante a gestação podem comprometer ou alterar o desenvolvimento fetal e, consequentemente, predispor ao aparecimento de diversas doenças como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, câncer e até depressão.

 Mesmo períodos curtos de restrição ou excesso de nutrientes em qualquer fase do desenvolvimento fetal podem exercer efeitos determinantes na saúde do bebê. A nutrição pré e pós-natal causa efeitos tanto imediatos quanto a longo prazo.

   Mas é claro que estas alterações não significam um atestado de que o indivíduo apresentará a doença. O aparecimento de determinada patologia irá depender também dos hábitos adquiridos durante toda a sua vida. 
  
 Essas alterações ocorridas durante a gestação, sejam elas por uma nutrição inadequada, exposição a substâncias tóxicas ou estresse, podem modificar inclusive as características genéticas. 

   Então, se você já programava fazer alguns ajustes no seu estilo de vida antes de engravidar, imagine agora com as descobertas sobre a programação metabólica! Durante a gestação, tudo o que você come, pensa, sente e respira pode estar definindo o futuro do seu filho e também das próximas gerações. Pense nisso!!!!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário