Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Tensão Pré - menstrual (TPM)

    "Síndrome pré - menstrual" é um termo que abrange vários sintomas emocionais, comportamentais, cognitivos e físicos que ocorre por vários dias até a menstruação, sendo que, em algumas mulheres estes sintomas podem aparecer com mais ou menos intensidade e podem afetar seus círculos familiar, social e de trabalho. Sem falar nas crises de compulsão alimentar que ocorrem neste período e a louca vontade de comer chocolate.

       Sabe-se que muitos nutrientes estão envolvidos neste desequilíbrio e que o consumo de certos alimentos agravam mais os sintomas. 

Alimentos que pioram a TPM: 

Chocolate: Como a maioria dos chocolates é composta por concentrado teor de açúcar e gordura trans, que, neste caso, só agravam ainda mais os sintomas, aumentando a ansiedade, a busca por mais doces e chocolate, fazendo um ciclo vicioso, o interessante nessa situação é optar por chocolates com alto teor de cacau (70 %), se possível sem lactose e sem açúcar, podendo assim amenizar os sintomas indesejáveis.
Embutidos: São ricos em conservantes, corantes, aditivos químicos, sal, gorduras trans (gordura hidrogenada), e pobres em nutrientes. Ou seja, uma “bomba” para as pessoas que têm TPM, pois contêm um coquetel de substâncias inflamatórias, que podem estar associadas aos sintomas, como ganho de peso, retenção de líquidos, inchaço, dores na mama, irritabilidade, tensão, dores de cabeça , enxaqueca, urticária, alergias, entre outros sintomas, que são relacionados ao glutamato monossódico e aos aditivos presentes. 
Cafeína: Presente no cafezinho, chá mate, ice tea, guaraná natural e refrigerantes, é um  potente estimulante do sistema nervoso, aumentando o hormônio do estresse (cortisol que aumenta também gordura abdominal) e diminuindo a produção de serotonina no cérebro, com consequente aumento da tensão, irritabilidade, estresse, dores de cabeça, ansiedade e compulsão por doce.
Álcool: Também pode causar hipoglicemia, tendo o organismo a necessidade de mais açúcar para compensar a queda dos níveis no sangue e cérebro, além de aumentar a eliminação de nutrientes importantes para o equilíbrio orgânico e metabólico, como cálcio, magnésio e vitamina do complexo B, que, na deficiência, provoca também hipoglicemia e todos os sintomas já citados acima.

Mas fique tranquila, existe tratamento que busca melhorar ou eliminar estes sintomas. 

Nutrientes que melhoram os sintomas da TPM: 

    Vitamina B6, Cálcio, Magnésio, Manganês, Vitamina E, Ômega 3. Alimentos fonte: Sardinha, atum, vegetais verdes escuros, frutas, oleaginosas, feijões, cereais integrais, ovos e aves (de preferência orgânico caipira), carnes, damasco, abacate. Dependendo da gravidade e do tempo de permanência dos sintomas, estes nutrientes podem ser suplementados. (Procure um Profissional de nutrição para orienta-lo). 

Importante: Estes alimentos devem ser consumidos durante todo o mês para que o efeito esperado aconteça. 

 Beijos nutritivos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário