Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Disbiose intestinal

     As bactérias que habitam nosso trato gastrointestinal, sendo no intestino grosso é que temos uma grande variedade delas é chamado de microbiota intestinal. Esta microbiota é composta por bactérias com reconhecidas ações benéficas (probióticas) para o organismo (Bifidobactérias e Lactobacilos) e há ainda a presença da microbiota patogênica (ruins) (Clostridium, Pseudomonas, Enterobacter). O desequilíbrio desse ecossistema microbilógico é chamado de DISBIOSE INTESTINAL. 
     Porém, devido ao perfil alimentar adotado nos dias de hoje pobre em fibras, rico em açúcar, conservantes e gorduras saturadas estabelece-se um meio oportuno para o crescimento desordenado das bactérias ruins ao organismo com consequências deletérias à saúdeO quadro de Disbiose traz graves alterações inflamatórias e imunológicas, provocando alguns sintomas como: diarreia, dor abdominal, flatulência ("barulhos no intestino") e constipação, presença de fungos (cândida), além de infecções do trato urinário e doenças inflamatórias intestinais. 
     Este desequilíbrio também leva ao aparecimento de lesões nas paredes do intestino (ativa processo de inflamação) aumentando a permeabilidade intestinal, ou seja, as células do intestino perdem a capacidade de selecionar o que é bom e ruím e deixam entrar para a corrente sanguínea partículas mal digeridas, assim, ativando o nosso sistema de defesa (mais uma vez) que não as reconhece e começa um quadro de inflamação crônica tornando-se num ciclo vicioso. Nosso sistema de defesa fica sobrecarregado, não consegue dar conta do serviço, sendo assim os sintomas aparecem como rinite, sinusite, artrite reumatoide, depressão, obesidade, unhas quebradiças, queda de cabelo entre outras, tudo relacionado com processo inflamatório.
     Assim a microbiota probiótica (benéfica) exerce funções fundamentais como por exemplo: impede a colonização e a proliferação de bactérias patogênicas (ruins) competindo entre elas por nutrientes; mantém a integridade das paredes do intestino, fazendo com que as células de defesa respondam de forma rápida, eficaz e equilibrada frente a substâncias nocivas ao organismo (diminuí processo inflamatório); as bactérias intestinais sintetizam vitaminas do complexo B, vitamina K e enzimas digestivas, estão relacionadas à redução dos níveis de colesterol plasmático e agem sobre as fibras, formando os ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), principal fonte energética para manutenção de um intestino saudável e bem colonizado. 
     Assim, para garantir o crescimento e a reprodução da microbiota saudável é necessário sem dúvidas uma alimentação saudável e equilibrada com alimentos ricos em fibras solúveis, insolúveis, amido resistente e oligossacarídios que estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, biomassa de banana verde, cevada, aveia, talos, raízes, folhas e sementes de diversos vegetais.  

Mantenha a saúde do seu intestino! procure um profissional de nutrição!

Receitinha BIOMASSA BANANA VERDE
  • Lave as bananas com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão;
  • Enxague bem;
  • Numa panela de pressão coloque água suficiente para cobri - las;
  • Após colocar as bananas com casca dentro da panela, tampe e deixe ferver por aproximadamente 8 minutos;
  • desligue o fogo, porém não abra a panela, deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
  • Espere o vapor escapar naturalmente para depois abrir a panela;
  • Mantenha as bananas ainda na água quente;
  • Aos poucos vá colocando as bananas com casca no liquidificador ou espremedor (de batatas) ainda quente para não enfarinhar.
  • Processe até obter uma massa bem espessa.
  • Coloque a massa em forminha de gelo e leve para o congelador.
  • Após congelado desenforme de deixe dentro de saquinhos plásticos ou enrole no papel manteiga como bala.
  • Sob refrigeração no máximo 3 dias ou 3 a 4 meses em congelador.
A  biomassa pode ser utilizada em sucos de fruta, acrescentada no feijão ou molho de tomate e também como base de massa de pães e bolos. OBS: Não altera o gosto dos alimentos.

Experimente! alimente bem suas bactérias!





Nenhum comentário:

Postar um comentário